Silêncio

Silêncio
De Michal Rosa, Polônia, 2001
*  (talvez até 0 mesmo)
 
Acabou sendo imperdível este segundo longa do polonês Michal Rosa não pelo diretor ou pela recepção do filme nos festivais internacionais, mas pelo simples fato de seu roteiro ter sido feito por ninguém menos que K. Piesewicz. Pra quem não conhece (oh!!!!), é o roteirista dos filmes do Kieslowski. O roteiro de Silêncio é praticamente chupado dos outros filmes do KK, mas aqui não há aquele frescor de novidade, algum espírito de (re)vitalização ou mesmo de revisitação. Tudo fica esparso e solto, o que só nos faz lembrar do imprescindível fato que os filmes de KK tinham roteiro de Kieslowski e Piesewicz, enquanto este tem roteiro de Piesewicz.
 
Dito isto, se o pessoal do contra já reclama que a dupla vida de veronique e a trilogia são “muito bonitinhas”, são o cinema de arte no sentido pejorativo, imagine este Silêncio!!!!! Numa Europa globalizada (a Polônia só fez parte da União Européia depois desse filmes, mas é como se fosse...), Silêncio é absolutamente acadêmico, com um esmero técnico digno de nota mas fútil em relação a trazer isso para a dramaturgia, para a construção do filme.
 
Poderia aqui listar as n referências aos outros filmes de KK, mas sinceramente isso á absolutamente vão. Me impressionou em se tratando de Piesewicz em como os personagens são mal desenvolvidos em suas motivações. O diretor não segue a cartilha de Kieslowski, mas o filme não tem estilo, e de vez em quando um corte abrupto ou um flashback/flashforward tenta dar à estrutura do filme alguma dinâmica.
 
De qqer forma, muito desapontador.

Comentários

Postagens mais visitadas