20

Lista dos 20 melhores filmes feita para o site Balaio, do Moacy Cirne.

Na verdade, são os 20 títulos que mais me marcaram pessoalmente. Ou seja, não são os 20 melhores filmes da história do cinema, mas os 20 filmes que eu mais gosto.

Se bem que pessoalmente eu deveria ter trocado o KES pelo A LOJA DA ESQUINA, de Ernst Lubitsch, embora hoje tenha minhas dúvidas se é de fato uma obra-prima. E se bem que meu gosto pessoal precisaria ter A DUPLA VIDA DE VERONIQUE e pelo menos um filme do Rocco Siffredi. Bom, como toda lista é incompleta, ei-la:

 

Não Amarás, de Krzsyztof Kieslowski

Crônica de Anna Magdalena Bach, de Jean-Marie Straub

A Cor da Romã, de Sergei Paradjanov

Walden, de Jonas Mekas

A opção, de Ozualdo Candeias

Tokyo monogatari, de Yasujiro Ozu

Le Trou / A um passo da liberdade, de Jacques Becker

Gertrud, de Carl Th. Dreyer

Diário de um Pároco de Aldeia, de Robert Bresson

O Espelho, de Andrei Tarkowski

O Sol do Marmeleiro, de Victor Erice

A aventura, de Michelangelo Antonioni

Terra, de Alexander Dovzhenko

Persona, de Ingmar Bergman

Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica

Mulher de Areia, Hiroshi Teshigahara

No decurso do tempo, de Wim Wenders

Aurora, de F. W. Murnau

Kes, de Ken Loach

Japón, de Carlos Reygadas

 

Comentários

Postagens mais visitadas