FBCU

Festival Universitário

 

O nível dos curtas em película do Festival Universitário deste ano foi muito, muito fraco. O que me assustou foi o nível dos filmes da Estácio, mas é apenas um reflexo do que se vem fazendo com o curso. Mas teve muito pouca coisa digna de nota mesmo. Tiveram os filmes corretos, com uma excelência técnica rara de ser vista num nível universitário, mas que não diz muita coisa, apenas mostra um desejo de inserção que é mais lamentável do que bem-vindo: Alice, Ímpar Par, o Rap da Ceilândia. No final das contas, teve

 

O Latido do Cachorro altera o percurso das nuvens – dialogando de forma inventiva com o primeiro cinema e com a poesia vanguardista de uma Maya Deren, foi talvez o grande destaque do festival.

 

Berenice – o belo (extraordinária fotografia de Thiago Lima), sombrio e esquisito Berenice recebeu vários preconceitos por onde passou, mas seus méritos aparecem em primeiro plano: um mergulho de cabeça, radical, na possibilidade de o cinema abraçar um protagonista e viver com ele sob o risco. Belo, imperfeito, uma obra em aberto, bonita de se ver.

 

A História da Figueira – queria ver de novo esse filme, porque o vi depois de 10 curtas numa noite, mas o filme de realização da Julia Zakia (que já tinha feito o fantástico O Chapéu do Meu Avô) demonstra a maturidade de um olhar poético, muito bem realizado e com uma proposta que se de um lado dialoga com esse “cinema de festival” que sempre vemos, de outro abre espaço para uma experimentação poética e novas possibilidades da imagem.

 

Tiveram tbem alguns filmes razoáveis, mas os destaques foram esses três.

Vi pouco os vídeos. A sessão que fui eu não gostei, mas os comentários gerais é que o nível dos vídeos foi melhor que o de película. Natural porque película não tem seleção.

 

Meus vídeos até que este ano foram bem recebidos. A sessão do NATAL foi dureza mas o debate foi muito bom, então o saldo foi bem positivo. Acho que o natal cumpriu seu papel no meio dos filmes: o de defender o “amadorismo com critério”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas