(Recordando...)

 

Amador

de Luiz e Ricardo Pretti

 

Amador é um vídeo de oito minutos que se passa dentro de uma casa. Existem i) os cômodos dessa casa, ii) o espaço lá fora da casa, sempre fora de quadro; e iii) os corredores. Esse espaço íntimo não se torna, no entanto, acolhedor. No plano que talvez mais represente a proposta do filme, Ricardo caminha pela sala com um bloco de notas à mão. Enquanto ele ziguezagueia entre o primeiro plano e o fundo, está construindo um campo de visão. Sua trajetória descreve um espaço. Seu deslocamento, no entanto, não delimita um percurso dramatúrgico, como no cinema hollywoodiano. Seu deslocamento revela um não-espaço, um não-estar lá. Ao mesmo tempo forma o espaço fílmico, em formação. Enquanto caminha num não-lugar, cria esse espaço fílmico traçando as notas num bloco de papel.

 

Amador

Ama-dor

Amor

Morada

 

Adoram

O Drama

 

Não é que eles não dialoguem com esse mundo externo. Eles o fazem mas de dentro desse casulo (o telefone, a janela). Se o mundo lá fora responde aos chamados deles, nós (os espectadores) não sabemos.

 

Ao final, enfim, a criação. A criação a partir da matéria-prima do filme: o silêncio, a dor, a distância, a fixidez. A partir disso, a criação: a música, o amor, a intimidade, o movimento. Movimento dos músculos e do espírito.

 

Metalinguagem, gênese do processo criativo, morfologia da vida.

 

Comentários

Rodrigo N. disse…
Fala IK!!
não tenho o seu tel por isso segue esse convite via blog:
Caros amigos, estarei neste sábado, dia 16, no Bar Marcô, em Santa Teresa, comemorando meu aniversário. A presença de todos é fundamental !!!! Para seduzi-los, vamos ter garrafas de bohemia, um grupo de chorinho para depois das cervejas (risos), a vista de Santa Teresa e, é claro, a minha presença!
È bom chegar cedo, pois o chorinho vai começar por volta das 22h
Local do crime:
Rua Almirante Alexandrino, 412 - largo do Guimarães - Santa Teresa

Couvert: r$ 7 mangos
Horário: 21h30
OBS:Não aceita cartão de crédito
Beijos e conto com a presença de todos
Rodrigo
CFagundes disse…
Infalível Ikeda,
muito legal ter alguém para falar melhor do cinema dos Pretti. Aos que não os conhecem, sugiro que se iluminem.
Fui ver "A Dama da Água". Monumental. Estou ansioso para saber o que você vai achar do filme. Um abração.
Anônimo disse…
obrigado pelo texto ik. gostamos muito das suas palavras. o único erro é que é o luiz que atua e n~ao o ricardo. precisamos conversar sobre algumas coisas. pensamos em gravar a trilha sonora daqui mesmo e te mandar por correio. pode ser uma boa se vc quiser.
um abraco do ceará.

Postagens mais visitadas