Cartas de Iwo Jima

Cartas de Iwo Jima

De Clint Eastwood

Paissandu qui antes do feriado 18:20

**

 

Cartas de Iwo Jima, o tão elogiado filme de Clint Eastwood, me decepcionou um pouco. Se por um lado é um belo libelo pacifista sobre a imbecilidade das guerras (que entre numa linhagem de Glória Feita de Sangue e congêneres), por outro é o eterno cinemão americano que tanto o diretor preza e que me cansa um pouco. O filme tem recursos (de narrativa, de motivação de personagens, do uso dos chavões morais, das cenas de guerra como parte do cinema-espetáculo) já conhecidos, gastos e desgastados. Coisas que já vimos outras 500 mil vezes. O eterno cinema clássico americano. Algumas coisas me interessaram. Tento falar delas amanhã.

Comentários

natércia pontes disse…
Oi Ikeda, tudo bem?
Como faço para ver o Belle Toujours?
Adoro teus textos, sugiro um mecanismozinho de busca - se quiser ajudo. Estou procurando alguma coisa dita sobre "Os Amantes Constantes" e não sei se tem por aqui; de qualquer forma vou procurar.
beijão pra tu.
André Setaro disse…
O que se observa na sua relação afetiva com os filmes é, precisamente, a paixão que emerge dos textos. E a competência com que constrói ou destrói um determinado discurso cinematográfico. Creio que o maior perigo para a estética cinematográfica se encontra na mania contemporânea de 'intelectualizar' o cinema na procura incessante, e desesperada, de significações recônditas, predominando, sempre, o discurso crítico obtuso e obscuro em detrimento da clareza e da emergência do se quer realmente dizer. Tal não acontece com você, que tem uma, desculpe, fúria de cinéfilo possessivo, a não espantar, portanto, a assumida 'cinecasulofilia'. Parabéns pelo prazer do texto e pelas considerações esclarecedores sobre os filmes analisados.

Postagens mais visitadas