mais um Nolot

La chatte à deux tetes

De Jacques Nolot

** ½

 

Exibido na Um Certain Regard no Festival de Cannes de 2002, o segundo filme de Jacques Nolot é uma espécie de “tubo de ensaio” para o que ele irá apresentar no extraordinário Antes que Eu Esqueça, seu filme posterior. Por isso, é formidável acompanhar o caminho de amadurecimento de um realizador, o que nos faz ficar ainda mais curioso para ver seu filme de estréia, l’Arrière pays.

 

Um filme todo passado numa sala de cinema e num saguão. Mas nada de Goodbye Dragon Inn. Um cinema pornô, e freqüentadores (assíduos e eventuais), que buscam em geral experiências homossexuais. Homens que, ao entrar no cinema, se vestem de mulher, e buscam a companhia de meninos mais jovens, dispostos a receber um boquete. Um filme pornográfico mas sempre com extrema elegância e consciência dos recursos de linguagem. E sem piadinhas. Apenas os corpos em busca de sexo e na verdade um pouco de afeto. Mas sem uma visão romântica da homossexualidade e sem papo-panfletário sobre exclusão e preconceitos. Um filme escuro mas não sombrio. Mas (como não poderia deixar de ser) um tanto melancólico.

 

Ainda que sem o tom marcante de Antes Que eu Esqueça, La chatte à deux tetes é um filme bastante pessoal, também roteirizado, dirigido e estrelado por Jacques Nolot. Um filme que conversa de frente sobre sexualidade com o espectador. Bom, são essas as palavras soltas sobre o filme.

 

Comentários

Postagens mais visitadas