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Cinecasulofilia

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segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Paranoid Park

Paranoid Park
De Gus Van Sant
***

Gus Van Sant retratou o universo dos jovens e sua convivência na escola em Elefante, através do massacre da escola em Columbine. Paranoid Park complementa a investigação de Elefante, e confirma a inserção do diretor entre os mais instigantes diretores do cinema contemporâneo da atualidade.

Paranoid Park também fala de jovens cometendo um assassinato e da repercussão para o resto de suas vidas. Também apresenta isso a partir de um cinema com um tempo não-linear e sem mergulhar na psicologia dos personagens. Muito cuidadoso e carinhoso com seu protagonista, Van Sant compõe uma espécie de Crime e Castigo, mas que muitas vezes abandona o suposto plot do assassinato e mergulha no modo de viver desse jovem. O ponto central é sua relação próxima e distante, com vontade e receio, desse parque, e seu desejo de conhecer novas pessoas e ser aceito em um novo ambiente. Temos indícios, rastros, desse universo, em recursos renovados pelo diretor, como o (ab)uso de câmeras lentas e de músicas pop. E, como já é freqüente desde Gerry, longas caminhadas com a câmera – desta vez – nas costas do personagem.

Paranoid Park comprova um caminho de coerência, mas ainda prefiro o Gerry e Last Days. São mais radicais, mais bonitos e mais profundos. E, depois, ainda prefiro o Elefante.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pra mim, em gerry e last days o van sant é um aluno nota dez. ele já tinha demonstrado como ele é cdf no psicose. agora, com paranoid park, ele se torna mestre (no sentido de professor). o aluno se formou. é bom, pois ele não precisa mais se ater tanto a certas convenções. eu acho que esse paranoid é um filme mais livre e mais despreocupado (sem deixar de ser profundo), pois ele sabe que ele sabe. me parece que ele está tentando dizer aos americanos como eles devem voltar a se relacionar com o mundo. ou como voltar a entrar em contato consigo mesmo de novo. é um filme sobre assassinato (tem violência como tudo que é produzido naquele país), porém o que interessa ao van sant é outra coisa. é dizer que eles tem que mudar. se olhamos para o rosto do guarda nos trilhos vemos que o seu olhar é um olhar de quem perdoa. achei um dos momentos mais bonitos no cinema recente.
abs.
luiz

7:18 PM, fevereiro 18, 2008  
Blogger juliano said...

lindo comentário. eu sinto o filme mais assim também. ele deixou as "regras", e isso é muito importante, esteticamente, politicamente, e ainda muito mais falando de jovens. vai parecer meio oportunista-simplista, mas acho que ele fez um filme mais jovem, se deixando. Menos grave mas não menos pungente.

1:26 AM, fevereiro 19, 2008  
Anonymous Edson dos Santos said...

Os filmes de Gus Van Sant sempre tem um impacto muito bacana em mim. Sou apaixonado por Elephant, e também adoro Genio Indomável. Estou mais louco pra ver Paranoid Park do que Last Days. Adoraria ver também Gerry, sua premisa me parece interessante!!!

5:42 PM, fevereiro 21, 2008  

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