.comment-link {margin-left:.6em;}

Cinecasulofilia

0 - fuja! * - razoável ** - bom *** - muito bom, recomendado **** - obra-prima!

sábado, julho 12, 2008

Não há nenhuma palavra que me associe mais ao modo burguês de ser do que o “tédio”. Uma coisa é a “angústia”, outra coisa completamente diferente é o “tédio”, assim como uma coisa é a “consciência da gratuidade da vida” e outra é “viver conscientemente de modo gratuito”. O “tédio” está associado à superfície das coisas, a “angústia”, a um sentimento profundo, a um profundo conhecimento de si mesmo, enquanto o “tédio”, ao contrário, é um estranhamento diante do mundo e diante de si mesmo. A angústia me remete ao modo de ser oriental, ao expressionismo alemão, a um certo período marcado no tempo pelo existencialismo; o tédio me lembra de um certo trejeito americano ou ainda do pós-modernismo. O tédio é blasé; a angústia, serena humildade. O risco diante do cinema de Sofia Coppola, diante de uma obra-prima como Encontros e Desencontros é exatamente o de que essa angústia descambe em mero tédio. O que de antemão não o faz melhor ou pior, mas apenas está relacionado a como se vê o mundo, e qual o papel do cinema - ou ainda, da arte - diante dele.

3 Comments:

Anonymous Rodrigo said...

Ikeda, li no blog do Sérgio Alpendre que você fará parte de um debate com Francis e Ruy. Boa sorte lá! Gostaria muito de ir assistir mas fica um pouco distante, rs.
Ao que parece, vai ser mesmo um debate. E muito interessante de quem partiu essa idéia, de pegar essas três vertentes para falar sobre cinema. Três visões diferentes e, eu espero, complementares.
Abraço!

10:09 AM, julho 19, 2008  
Blogger Cinecasulófilo said...

é, meu caro, ossos do ofício... no final das contas, dos males o menor, pelo menos vou conhecer o Francis.

10:20 AM, julho 19, 2008  
Anonymous Rodrigo said...

Hehehe. Com certeza. Pelo menos não é com a fraude intelectual do Valente, que não teria nada a somar num debate.

10:04 AM, julho 20, 2008  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home