a nova crítica

Um texto elucidativo sobre características da "nova crítica" de cinema no Brasil.
Pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Eita lugarzinho escroto para se (con)viver de cinema.
Eu sempre paguei um preço (altíssimo) por lutar pela integridade do meu olhar: o isolamento. Mas esse isolamento garante um distanciamento, reafirma a independência deste blog, o seu "descompromisso".
Digo "descompromisso" de forma saudável, no sentido de não estar “compromissado” com as redes de poder e as intrigas.
É muito lamentável ver, vez ou outra, pessoas que nem me conhecem fazerem fofocas ou piadinhas com o meu nome. Ou ainda, o que é pior, usarem a forma como eu me exponho nos meus filmes para me agredir, para me atingir pessoalmente de forma covarde e leviana.
Mas eu sigo caminhando. Sei que não percorro os caminhos mais fáceis, mas é a forma que acho justa para percorrê-lo. As conquistas deste ano têm me estimulado.

Enquanto isso, as máscaras estão caindo...
(não digo isso sobre uma pessoa em especial, digo as máscaras todas, as que vêm caindo e as que ainda estão por cair…)

Eis alguns links, que só tive acesso agora, na minha volta...

http://passarim.zip.net/arch2008-07-01_2008-07-31.html#2008_07-09_07_25_26-130700331-0

http://passarim.zip.net/arch2008-07-01_2008-07-31.html#2008_07-27_17_55_32-130700331-0

Comentários

daniel caetano disse…
Oi Marcelo,
antes de tudo agradeço pelos liks para meu blog.
Mas queria te pedir pra esclarecer uma coisa. É que vieram me dizer (mais de uma pessoa) que vc estava me atacando nesse post, mas primeiro eu achei isso improvável e, depois de ler ele, simplesmente não sei o que vc quis apontar como certo ou errado. Quer dizer, é legar ser independente, mas é bom ser mais claro. Digo isso numa boa, supondo que não era tua intenção me atacar, mas teu post parece bem ambíguo.

Por isso, já que vc meteu sua colher no assunto, queria te pedir que esclareça exatamente o que quis dizer. Ou seja: de quem são as máscaras que caíram, bicho? Porque lançar uma afirmação dessas assim, no ar, sem dizer os nomes dos bois, fica estranho e pode ser lido de muitos jeitos, inclusive do modo contrário a que vc pretendia.
E mais: o que vc pensou dessa história toda? Inclusive do ataque que eu recebi no meu blog de um sujeito que eu nem conheço, mas que também me disseram que vc conhece.
Foi mal aí, só quero que as coisas fiquem claras. E pilho que vc me responda não aqui, mas num novo post, pra não deixar dúvidas pra quem acompanha teu blog.
É só um pedido, mas é que eu imagino que vc não me inclua entre as pessoas que te atacam "de forma covarde e leviana", por isso queria ter certeza de que vc não me inclui entre "as máscaras" que caíram. Se máscara for sinônimo de hipocrisia, acho que não mereço a acusação e me sentiria mal em saber que é isso que vc acha de mim. Até porque a gente convive numa boa, já saímos pra tomar cerveja juntos, então qualquer acusação nesse sentido valeria pros dois lados. Mas digo isso achando que o problema não é a intenção, mas o texto pouco claro. Se é independente tem que dar nome aos bois, bicho.
abraço,

Postagens mais visitadas