(Uma Visita ao Ceará - parte II)

extraordinária foto que diz muito sobre o que é o "cinema contemporâneo cearense"!

(não que ele seja o Pedrinho, mas é o que a foto diz por meio dele).
(notem a sutileza do vazio das três cadeiras brancas)
(notem o rigor da oposição de cores [a tela branca quase imperceptível contra o marrom e o negro da sala], o domínio das linhas horizontais quebradas pela figura do Pedrinho na vertical - além da fissura do móvel, que acaba estabelecendo uma simetria que acentua a solidão)
(notem a maestria do enquadramento, levemente angulado, na medida exata)
(notem o olhar determinado do Pedrinho em contraste com a sua postura corporal tensa: concentração e imaginação)
(o pensador de rodin à moda cearense: o equilíbrio no tronco versus o desequilíbrio das pernas - o interruptor de luz acentua a falta de simetria dos membros...)
(notem o tom mágico e cinematográfico da foto, porque ela também é toda sobre um contracampo invisível... o que há nesse contracampo?: o público, os dilemas interiores do artista, uma casa vazia,...)

(tirada do blog do CineCaolho, não tem créditos)


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